quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Os Quatro Vedas


Rig Veda


O Rig Veda – “o livro dos mantras” – é o capítulo mais antigo dos Vedas e é também o livro mais antigo na literatura hindu (escrito por volta de 1700 – 1100 a.C.) e ao qual se atribui mais importância e valor, é constituído por mais de dez mil e quinhentos hinos, rituais e oferendas a divindades, e serviu de base aos restantes três capítulos. Este contém também muitos aspectos da ciência védica como o yoga, a meditação e os mantras.

Este primeiro livro é dividido em dez partes – dez “Mandalas”. Os inúmeros hinos que nele estão escritos foram coleccionados por Paila sob orientação de Vyãsa (o divisor dos quatro Vedas e figura central na maioria das tradições Hindus). O Rig Veda mostra também as discussões sobre os três doshas, e o uso de várias ervas para curar as doenças. Inclui ainda os cinco elementos da criação.






Yajur Veda


            O Yajur Veda – “o livro dos rituais” – está relacionado com rituais e sacrifícios do yoga no sentido do acordar da mente e do acordar da consciência interior e data de 1500 – 500 a.C.. Este livro (que tem inúmeras parecenças com o “Livro Egípcio dos Mortos”) servia de guia para os sacerdotes da Índia Antiga que executavam os actos de sacrifício enquanto diziam a oração. Estes rituais visam a estimulação do universo no interior do ser humano e a união dos dois.


Sama Veda


            O Sama Veda – “o livro das canções” – é uma colecção de canções. Os seus hinos provêm do Rig Veda mas numa versão cantada e reduzida e então consideramos a seguinte analogia: se o Rig Veda é a palavra, o Sama Veda é a música ou o significado, se Rig Veda é o conhecimento, o Sama Veda é a sua realização, se Rig Veda é a esposa, o Sama Veda é o seu marido (Dr. David Frawley). Este Veda representa o auge do conhecimento espiritual e do poder da devoção.


Atharva Veda


            O Atharva Veda – “o livro da palavra” – é o último dos Vedas e é totalmente distinto dos três anteriores apesar de derivar do primeiro (Rig Veda). Este é composto por quase seis mil hinos de feitiços mágicos e encantos característicos da época (encantamentos para curar doenças, preces para a vida longa, encantos para as mulheres, para obter prosperidade, entre outros)

e retrata uma imagem mais clara da sociedade védica. É considerado tão importante como o Rig Veda, dado que é o primeiro a referir a medicina e também a guerra.

1 comentário:

  1. Gostei muito do texto , me ajudou bastante em um trabalho sobre os Vedas
    Nota 10 !!

    ResponderEliminar