quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ayurveda - A origem


A Medicina Ayurvédica é a mais antiga ciência de saúde holística, designada por “mãe de toda a saúde” e possui várias ramificações no panorama das correntes espirituais da Índia. Surgiu então há 5000 anos, ou seja, no ano 300o a.C. por parte de sábios antigos do povo Drávia (que vivia nas margens do rio Indo) que se ocupavam em diminuir o sofrimento do ser humano. Foram encontrados na cidade de Harapa vestígios históricos da existência de um sistema médico onde também existia cuidados com a higiene (casas de banho, sistema de esgotos, etc). Quando esta cidade foi invadida pelos Arianos, estes trouxeram consigo a divisão do sistema social por castas e os Vedas.

A primeira referência à Medicina Ayurvédica surgiu no Livro Sagrado “Os Vedas”. Os Vedas são as escrituras mais antigas dos ensinamentos hindus e foram compiladas por Vyãsa e visam o melhoramento da saúde, os cuidados higiénicos, astrologia, o governo, caminho espiritual, treino e estratégias de guerra, poesia e ética com um intuito do aperfeiçoamento da qualidade de vida e de facilitar o progresso espiritual.

A mitologia antiga afirma que o conceito e essência do Ayurveda foram revelados pelo criador do Mundo – Brahma. “Os Vedas” dividem-se em quatro capítulos: Rig Veda, Yajur Veda, Sama Veda e Atharva Veda. Estes quatro Vedas foram recebidos pelos visionários (rishis) da altura nos Bosques Sagrados de Badari Vara.

Sem comentários:

Enviar um comentário